segunda-feira, 29 de março de 2010

De cara nova

Hoje me deu vontade de mudar o layout do blog e depois de muito pesquisar na internet, acabei encontrando um site muito legal para personalizar blogs, o Shabby Blogs. O site tem muitas opções de personalização, principalmente backgrounds. Foi difícil escolher um entre tantos diferentes e lindos! Depois de boas horas testando e apanhando um pouco com a edição em HTML, consegui incorporar não somente o fundo, mas também alguns outros gadgets bem legais (como o link pro meu twitter). É tudo simples, mas com um pouquinho mais de personalidade. Nada como uma mudança no visual para retomar as postagens! Espero em breve escrever sobre alguns trabalhos interessantes das minhas aulas.

Abraços e boa semana!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Atividade: Storyboard

Estou ainda bastante envolvida com o curso AVY e achei uma atividade que fizemos bem interessante: um storyboard. Na verdade a proposta era fazer um poster, baseado em frases a serem completadas e uma colagem com imagens ligadas às frases. As frases são:


People say that I ___________________
In my youth I struggled _______________
I wish I could give voice _______________
I create ______________
My community is _______________
We can change ________________

Após completar as frases, fazer 6 retângulos em um papel grande e abaixo dos retângulos copiar as frases. Para cada frase deverá ser feita uma colagem utilizando imagens de revistas, fotos etc. relacionadas às frases. Ao final, temos um poster com um storyboard!

A atividade foi muito prazerosa e acredito que possa ser uma boa idéia para trabalhar com os alunos. A atividade permite que o aluno se expresse de maneira criativa e também pode ser realizada em grupo! Pretendo aplicar aos meus alunos, independente da produção do vídeo. A atividade pode ser adaptada para diferentes objetivos, organizando idéias de maneira criativa.

O resultado é muito interessante!

Abraços a todos.

terça-feira, 2 de março de 2010

Vídeos: Adobe Youth Voices

Alguns vídeos produzidos por jovens através do projeto Adobe Youth Voices:





segunda-feira, 1 de março de 2010

Adobe Youth Voices - Vozes da Juventude



Todo professor é também um pesquisador. Quem ensina sabe que, na verdade, estamos sempre aprendendo, e quanto mais aprendemos, mais queremos aprender! Por isso sou professora e estudante, pois além de ter prazer em estudar, também sinto a constante necessidade de aperfeiçoamento profissional.

O ano mal começou e já estou participando de um curso bastante interessante. É o Adobe Youth Voices, um projeto que tem como objetivo a formação de educadores, visando proporcionar aos jovens o uso de ferramentas e mídias digitais como meio para se expressar e compartilhar suas idéias. Na prática, estamos recebendo formação em ambiente virtual para aplicarmos o projeto com nossos alunos, que ao final do curso terão produzido um vídeo (ou outra mídia). Estamos realizando atividades com o Photoshop e o Premiere Elements. Por sempre trabalhar com vídeo (seja na esfera pessoal ou artística), o curso é uma excelente oportunidade de aprender como utilizá-lo também na sala de aula.

A minha participação no curso se deve ao convite de uma colega, a professora Almerinda Garibaldi, que faz parte da iEARN (Rede Internacional de Recursos Educacionais, parceira da Fundação Adobe nesse projeto). Uma das condições para participar do curso foi o domínio da língua inglesa, pois todo o material do curso e as dicussões nos fóruns são em inglês. O curso conta com participantes de países do mundo todo, como Bielorrússia, Romênia, Gana, Turquia, Egito, Polônia, EUA, Argentina, México e outros. Além do conteúdo do curso ser interessantíssimo, o fato de estar trocando idéias e experiências com professores de tantos países é incrível. Já estamos na terceira semana e espero que ao final do curso o projeto dos alunos seja um sucesso! E, claro, vou postar tudo aqui.


Abraços a todos e boa semana!

Link:
http://youthvoices.adobe.com/
http://iearnbrasil.blogspot.com/